A Minha Carreira

Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida, António Gedeão

Portugal está a destruir emprego mas o desemprego continua a descer

emp desemp 2016A primeira conclusão que se tira é que a economia não está a criar emprego; pelo contrário, continua-se a verificar uma destruição de emprego embora a um ritmo muito mais lento (entre Maio/2015 e Maio/2016 foram destruídos entre 13,9 mil e 17,1 mil empregos), o que é dramático para aqueles que se encontram desempregados pois as possibilidades de encontrarem trabalho não estão a aumentar; pelo contrário, estão a diminuir. A segunda conclusão que se tira dos dados do INE, é que o desemprego tem diminuído (entre Maio/2015 e Maio/2016, diminuiu entre 45,7 mil e 46,8 mil), mas não porque o emprego esteja a crescer; pelo contrário, como se mostrou, o emprego até tem diminuído.
A pergunta que naturalmente se coloca é esta: Como explicar este fenómeno aparentemente contraditório que é o do desemprego diminuir ao mesmo tempo que o emprego diminui? E a explicação pode ser de duas, uma: (1) Imigração para o estrangeiro (entre o 1ºT.2015 e1ºT206, +26,4 mil considerando apenas os com idade entre 25 e 34 anos); (2) Exclusão de um número crescente de trabalhadores do mercado de trabalho mesmo sem se reformarem. São os que o INE designa, por “inativos disponíveis que não procuram emprego” (aqueles que depois de tanto procurar, perderam a esperança de encontrar trabalho, e deixaram de procurar emprego), que já não são considerados nas estatísticas do INE como desempregados. Quer num caso quer em outro, é dramático para o país. A saída de jovens quadros para o estrangeiro poe em causa a recuperação e o futuro do país. A exclusão prematura do mercado de trabalho de muitas centenas de milhares de trabalhadores representa, para além da destruição de vidas humanas que ficam assim sem meios para sobreviver e psicologicamente destruídas, a destruição de uma parte importante da capacidade produtiva atual do país.
In “Desemprego diminuiu em Portugal mas não devido ao aumento do emprego, pois este até tem diminuído e também baixou a percentagem de desempregados a receber subsídio

Anúncios

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: