A Minha Carreira

Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida, António Gedeão

3 tipos de desemprego: estrutural, cíclico e friccional

Cadernos de EJA – TecnologiaUm dos tipos de desemprego que temos vindo a assistir devido à atual situação de crise e que tem atingido a maior parte dos países da Europa, é o designado desemprego cíclico, que ocorre no curto prazo quando a economia está a produzir abaixo do nível de pleno emprego. Este deve-se às condições de funcionamento da economia, ou seja, acompanha o ciclo económico, sendo que aumenta em períodos de recessão e diminui em períodos de expansão. Assim, um abrandamento temporário do crescimento económico tem como consequência uma redução da produção, que por sua vez leva ao aumento do desemprego.
Por seu turno, o desemprego estrutural é considerado um dos tipos de desemprego mais importante, que tende a permanecer no longo-prazo, ou seja, existe mesmo quando a economia se encontra em equilíbrio. Este pode resultar da inadequação entre as exigências do mercado de trabalho e as aptidões dos trabalhadores, nomeadamente a nível geográfico ou no âmbito das tecnologias.
Por último, o desemprego friccional, que também está bastante presente na economia, está relacionado com a rotação do trabalho, ou seja, a qualquer momento surgem novas oportunidades de trabalho e outras que acabam, o que faz com que haja um fluxo de entradas e saídas de trabalhadores no mercado de trabalho. Assim, o tempo que o indivíduo demora a procurar esses novos postos de trabalho e a respetiva transição de emprego, faz com que haja sempre trabalhadores no desemprego. Pode dizer-se que este tipo de desemprego decorre do desajustamento no sistema de informação entre os candidatos e as vagas de emprego.
In “O Desemprego Jovem em Portugal”, 2014

Anúncios

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: