A Minha Carreira

Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida, António Gedeão

Que medidas propõem os partidos regionais para combater o flagelo do desemprego na Madeira?

Segundo e estudo “Youth Unemployment in Advanced Economies in Europe: Searching for Solutions”, publicado pelo Fundo Monetário Internacional, em Dezembro de 2014, estima-se que o desemprego em Portugal diminua 0,3% por cada acréscimo de 1% do PIB (lei de Okun).
Assim, partindo da taxa de 13,4% de desemprego em Dezembro de 2014, se não se considerarem outros fatores além do crescimento do PIB, só em 2025 Portugal conseguirá voltar a um desemprego de 7,5%, a taxa que tinha em 2008 no início da crise financeira.
No caso de desemprego jovem em Portugal, cuja taxa era de 34,5% em dezembro de 2014, o FMI estima que o desemprego diminua 0,8% por cada acréscimo de 1% do PIB pelo que, não havendo outros fatores, só em 2020 a taxa baixará para os 25%.
Perante a previsão de uma recuperação tão lenta, o estudo apresenta diversas medidas complementares, entre elas o corte nos impostos sobre o trabalho e a concepção de medidas activas para o mercado de trabalho com programas bem desenhados, dado considerar que o crescimento do PIB, só por si, não será suficiente para baixar o desemprego para os níveis de 2008.
Atendendo a que na Madeira, em Dezembro de 2014, a taxa de desemprego era de 15% e o desemprego jovem de 50,5%, que medidas propõem os partidos políticos regionais, que se candidatam às eleições do próximo dia 29 de Março de 2015, para combater um desemprego que regista taxas bastante superiores às do continente, em especial no caso do desemprego jovem que regista mais 16 pontos percentuais.

Anúncios

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: