A Minha Carreira

Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida, António Gedeão

Estudo recomenda investimento na “orientação de carreiras” para promover a empregabilidade na Madeira

estudodrqpUma das áreas em que pode haver um investimento em formação complementar para jovens recém-diplomados dos diferentes níveis de formação é a da promoção da empregabilidade. Trata-se da promoção de competências em domínios associados às “soft skills” e que fazem a diferença entre os candidatos a emprego.

Assim, os serviços regionais de emprego e formação deveriam organizar formação em modalidade de workshop sobre técnicas de procura de emprego, elaboração de CV e de cartas de apresentação, utilização de redes sociais na promoção do perfil profissional e na busca de emprego, técnicas de entrevista, técnicas de autopromoção e apresentação.

Neste domínio, todavia, creio que é preciso ir mais longe e seguir as práticas de alguns países desenvolvidos onde a “orientação de carreira” é obrigatória com a finalidade de proporcionar o acompanhamento e a orientação que os jovens precisam para a sua integração no mercado de trabalho, a denominada “educação para o trabalho”.

Fonte: “Atualização do Estudo Prospetivo dos Perfis Profissionais para o Reforço da Competitividade e Produtividade da Economia Regional (2014-2020)

Anúncios

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: