A Minha Carreira

Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida, António Gedeão

Os Serviços Públicos de Emprego devem passar a funcionar como entidades dedicadas à aprendizagem ao longo da vida

cmadeira2020Um mercado de trabalho mais dinâmico, reestruturado e renovando as suas potencialidades e fragilidades, requer a presença de instituições fortes de regulação e de promoção do ajustamento entre oferta e procura. Assim, é prioritário prosseguir o rumo de modernização do serviço público de emprego, tendo como objetivo:

(i) promover uma maior aproximação dos serviços do Instituto de Emprego da Madeira (IEM) com os seus utentes; e

(ii) aperfeiçoar os mecanismos de interação entre o IEM e os seus utentes – desempregados e empregadores – através do desenvolvimento de ferramentas apropriadas no âmbito das novas tecnologias.

Estas linhas de modernização do Serviço Público de Emprego vêm na sequência do que é defendido também no Programa da União Europeia para a Mudança e Inovação Social, ao referir: “Os SPE devem passar a funcionar como entidades dedicadas à aprendizagem ao longo da vida, oferecendo uma ampla gama de serviços (avaliação de competências, formação, orientação profissional, correspondência de empregos e perfis, aconselhamento a clientes, …) e dando resposta às necessidades das pessoas mais afastadas do mercado de trabalho”.

Face à pressão competitiva e à transformação das características da população, a composição do desemprego está a alterar-se: permanecem os problemas conhecidos de desemprego devido a baixas qualificações e entre grupos em risco de pobreza e exclusão social e surgem novos fenómenos de desemprego jovem, qualificado e mesmo altamente qualificado.

A persistência do desemprego não apenas corresponde a uma perda por não realização de potencial económico como é um risco para a coesão social e um fator de frustração das pessoas. A Região deverá, assim, adaptar a sua política ativa de emprego de modo a responder adequadamente às várias dimensões do risco de desemprego.

In “Prioridade Temática – Promoção da Coesão Social do Compromisso Madeira 2020” (páginas 61 e 62)

Anúncios

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: